Pacientes Especiais em Odontologia

A primeira abordagem odontológica deve ser composta de uma aproximação com o paciente e familiares.

Ultimamente, na Odontologia existe um movimento maior no entendimento e na prática clínica oferecida a pessoas com necessidades especiais.

Classificação pacientes com necessidades especiais

• Deficiência mental

• Deficiência física, Anomalias congênitas (deformações, síndromes)?

• Distúrbios comportamentais (autismo)

• Transtornos psiquiátricos

• Distúrbios sensoriais e de comunicação

• Doenças sistêmicas crônicas (diabetes, cardiopatias, doenças hematológicas,

• insuficiência renal crônica, doenças auto imunes, doenças vesículo bolhosas e etc.)

• Doenças infectocontagiosas (hepatites, HIV, tuberculose)

• Condições sistêmicas (irradiados, transplantados, oncológicos, gestantes, imunocomprometidos)

O atendimento ambulatorial deve ser sempre realizado em conjunto com a família e por profissional capacitado. A primeira abordagem odontológica deve ser composta de uma aproximação com o paciente e familiares assim como o conhecimento das condições médicas preexistentes. Estas pessoas têm uma necessidade aumentada para o cuidado preventivo odontológico; para prevenção de cárie e doenças periodontais. A maioria destes pacientes não apresenta plena capacidade de realizar seus cuidados bucais necessitando da ajuda de demais pessoas. A participação de familiares ou responsáveis nestes cuidados é fundamental para o sucesso do tratamento odontológico e para promoção da saúde bucal do paciente.