Quais exames para implantes dentários devo fazer? Veja aqui!

Tempo de leitura 3 min

O implante dentário é uma excelente solução para quem perdeu um ou mais dentes e deseja substituí-los de forma segura e eficiente. No entanto, antes de iniciar o tratamento, é fundamental buscar por um especialista e fazer uma série de exames.

Os exames para implantes dentários ajudam o dentista na análise da estrutura óssea e da saúde bucal do paciente, além de serem imprescindíveis para minimizar as margens de erro.

Quer saber quais são eles? Então, confira a seguir!

Anamnese

A primeira etapa para um procedimento de implante é a avaliação de um especialista na área. Essa avaliação é chamada de anamnese e nela é consultado todo o histórico de saúde do paciente e suas condições bucais.

É nesse momento que o cirurgião- dentista vai questionar o paciente sobre doenças crônicas e possíveis contraindicações do tratamento. Essa etapa também é importante para que você tire todas as suas dúvidas sobre o procedimento e cuidados necessários no pós-operatório.

Exame radiográfico

São realizados dois tipos de exames radiográficos antes do início do tratamento: a radiografia panorâmica e a radiografia periapical. O exame panorâmico é utilizado para uma avaliação inicial e possibilita a visualização das principais estruturas bucais em uma só imagem. Ele permite que o dentista analise o maxilar superior e inferior, os seios maxilares e as articulações da ATM.

Já para uma avaliação mais detalhada, é feita a radiografia periapical, que possibilita uma imagem mais minuciosa da área, mostrando desde a coroa até o final da raiz do dente, além dos dentes ao entorno. Essa avaliação é importante para analisar a área que receberá o implante e também no pós-operatório para verificar o processo de osseointegração e a presença de possíveis doenças periodontais.

Tomografia computadorizada

A tomografia computadorizada consegue gerar imagens em 3D da estrutura intraoral do paciente, mostrando ao dentista, com exatidão, qual a altura e largura do osso que receberá o implante.

Esse exame é muito importante para que todo o procedimento seja feito com planejamento e o implantodontista consiga planejar, com antecedência, o tipo de implante mais adequado ao paciente e à possível necessidade de enxerto ósseo, minimizando a ocorrência de erros.

Exame clínico

O exame clínico permite que o implantodontista avalie o estado bucal do paciente, verificando quais dentes foram perdidos, se a gengiva está saudável, qual a situação dos demais dentes e se existe espaço para receber a prótese.

Exames de sangue

Por fim, são realizados também exames laboratoriais, como hemograma completo, glicemia e coagulograma. Esse tipo de exame permite que o dentista avalie o estado geral de saúde do paciente e a presença de patologias.

Caso seja notada alguma desordem sistémica, é importante que o paciente busque um médico e realize o tratamento antes da cirurgia de implante.

Portanto, os exames para implantes dentários são indispensáveis para analisar a saúde do paciente como um todo e possibilitar um processo cirúrgico e um pós-operatório mais tranquilo. Além dos exames, é fundamental buscar por um especialista de confiança e que atue com ética e planejamento.

A NSI é uma clínica DE ESPECIALISTAS em implantes e próteses dentárias e conta com um time de profissionais extremamente qualificados para atender os mais diversos casos. Entre em contato conosco e agende uma avaliação.