A sensibilidade dentária é a dor causada por desgaste da superfície do dente. A causa mais comum desta sensibilidade na pessoa adulta é a exposição da raiz dos dentes na área cervical, ou colo, devido à retração gengival. Como a raiz não está coberta pelo esmalte, milhares de canalículos que vão do centro do dente e levam o feixe nervoso da polpa até a superfície ficam expostos e causam a dor. Quando o calor, o frio ou a pressão afeta esses canalículos, sente-se a dor.

Ignorar os dentes sensíveis pode levar a outros problemas de saúde bucal, especialmente se a dor fizer com que você não escove bem seus dentes, tornando-os vulneráveis às cáries e doenças gengivais.

Atualmente são usadas técnicas modernas para diminuir e melhorar esta sensibilidade. A mais usada é a aplicação de flúor associada a laserterapia. Na maioria das vezes, 2 a 3 aplicações são suficientes.

É bom lembrar que deve-se descartar a possibilidade de cáries, canal e fraturas, muitas vezes só diagnosticadas com exames complementares.