Alterações na coloração dentária são relativamente comuns. O escurecimento dental interno ocorre pelas mais variadas razões, como traumatismos, medicação dentro do canal, derramamento de sangue na estrutura interna dos dentes, entre outras causas. São nos casos acima, onde o paciente necessitou de passar por um tratamento de canal, que se observa com mais frequência a mudança da cor, passando a ser de amarelado a acinzentado. O tratamento de dentes escurecidos é possível através de métodos de clareamento simples, minimizando esse efeito causado nos dentes que recebem tratamento endodôndico (canal).
Por que é importante fazer?
Padrões estéticos vão se alterando através dos tempos. Hoje em dia, o nível de clareza dos dentes faz parte do repertório de signos de beleza. Em relação a isso, pacientes percebem alguns benefícios, tais como:
·Melhoria estética.
·Autoconfiança.
·Sensação de rejuvenescimento.
Quais são os procedimentos para clarear o dente?
As atuais técnicas de clareamento para dentes tratados endodonticamente empregam como agente branqueador o peróxido de hidrogênio, que é aplicado internamente no dente. É um método eficaz, onde apresenta resultados rápidos e de grande satisfação aos clientes.
A técnica de branqueamento do dente escurecido poderá ser realizada de várias maneiras pelo dentista, podendo durar uma, duas ou até três sessões, dependendo da dificuldade encontrada para chegar a cor desejada. Os resultados podem também variar de acordo com as características individuais de cada paciente.
O que acontece se eu não realizar um clareamento dental?
Não há riscos à saúde com a falta do tratamento e escurecimento dos dentes. No entanto, há pessoas mais sensíveis ao comprometimento estético, que podem apresentar problemas de socialização e de autoestima.