ou o popular briquismo é o hábito de ranger os dentes durante o sono ou durante o dia.
Acordar com os músculos da mandíbula doloridos ou com dor de cabeça pode ser sinal de quem sofre de Bruxismo (ou briquismo), um forte ranger ou apertar dos dentes. O bruxismo pode enfraquecer os dentes, desgastá-los e até mesmo soltá-los.
O que é a placa de mordida?
A placa de mordida, ou placa miorrelaxante, é um aparelho em acrílico colocado sobre os dentes para evitar desgaste dental devido ao hábito de apertar e ranger os dentes.
Por que é importante tratar?
A freqüência e severidade do bruxismo muitas vezes estão associadas ao estresse emocional e físico. Quando noturno, o bruxismo envolve movimentos rítmicos semelhantes aos da mastigação, com longos períodos de contração dos músculos mandibulares, podendo ser a causa da dor muscular e da fadiga. Um alinhamento incorreto dos dentes e o fechamento inadequado da boca costumam estar presentes em grande parte dos casos. O bruxismo pode atingir qualquer pessoa, não tendo relação direta com a faixa etária. Portanto, é fundamental que a pessoa portadora de qualquer tipo de bruxismo deve visitar constantemente seu dentista para evitar maiores danos.
Estes são os principais benefícios ao se tratar o Bruxismo
Proteger os dentes de se desgastarem;
Aliviar as articulações temporomandibulares (localizadas em frente aos ouvidos) contra as forças excessivas que se formam pelo não relaxamento da mordida;
Induzir o relaxamento da musculatura.
Quais são os procedimentos efetuados para se tratar?
É realizada a moldagem dos dentes, onde o laboratório de prótese irá confeccionar a placa em acrílico ou silicone.
Apesar da placa de silicone ser mais confortável, é menos efetiva. Seus efeitos são menos controláveis e, por serem mais porosas, retêm mais bactérias que podem causar mau cheiro. Portanto, a placa de acrílico é a mais indicada na maioria dos casos.
Assim que a sua placa estiver pronta, uma nova consulta será agendada para realizar os ajustes necessários.
O que acontece se eu não tratar?
O esmalte dentário é o primeiro a receber os danos do bruxismo, causando assim o desgaste anormal dos dentes, podendo se estender até a gengiva, causando dor. Em dentes mais frágeis, sejam eles cariados ou tratados, a fricção pode provocar quebra e fissuras. As dores de cabeça tensionais são comuns nos portadores de bruxismo. Elas surgem por contração excessiva dos músculos da mastigação, podendo atingir rosto, pescoço, ouvido e até ombros. O período crítico é pela manhã (se a contração predominar à noite) ou de tarde (se predominar de dia).
Outro problema decorrente do bruxismo é dor na articulação temporomandibular. Esta também pode sofrer estalos, travamento, restringir a abertura da boca e desviar para o lado ao abrir e fechar.