Protocolo Fixo

O que é  Protocolo Fixo?

É uma prótese fixa instalada sobre pinos de implantes, mínimo de 6. A principal vantagem é a de devolver a função mastigatória ao paciente. Com o sistema comum de dentadura, o paciente tem em média 20% do poder de mastigação original, já com o protocolo fixo sobre implantes, esse percentual de poder de mastigação sobe para 85%.

Por que devo fazer um Protocolo Fixo?

O seu principal objetivo é a reabilitação bucal em todas as suas funções: estética, fonética e mastigação. Repõe os dentes ausentes ou perdidos.

Como é feito um Protocolo Fixo?

Depois de instalar os Implantes, (pino de titânio que substitui a raiz do dente), o especialista irá fixar a prótese sobre os Implantes já cicatrizados. Este período irá variar, de paciente para paciente, e dependendo de condições específicas a prótese poderá ser instalada no mesmo procedimento (o que chamamos de implante com carga imediata).

É realizado o envio dos moldes para o técnico em próteses dentárias (protético). Depois de pronta a prótese, algumas consultas são necessárias para determinação da altura, tamanho e formato dos dentes, sendo sempre todas as etapas acompanhadas pelo dentista. A diferença dessa para a overdenture é que essa os dentes são feitos em cerâmica. Após esta etapa, a prótese é fixada no pino de implante, finalizando dessa forma o seu tratamento. Possui vantagem estética e maior durabilidade.

Quais são os riscos de eu não fazer um Protocolo Fixo

Não realizar o tratamento de reposição de dentes perdidos com Implantes provoca uma série de problemas de saúde. Alguns exemplos são:

  • Deficiências na mastigação e digestão;
  • Dificuldade de higienização bucal;
  • Interferência na fala;
  • Perda óssea severa e de outros dentes.

Além disso, pode haver reflexos psicológicos causados pela alteração do padrão estético, acometendo o paciente a

ter baixa estima, isolamento social e depressão. A reabilitação da saúde bucal através do Implante é uma solução eficaz, segura, duradoura e que agrada a muitos pacientes.