Selantes são resinas fluidas capazes de entrar na cavidade dos dentes, penetrando nos micróporos do esmalte dentário… O selante tem a finalidade de isolar fisicamente a superfície dos dentes do fundo (molares e pré-molares) do meio bucal, preservando a saúde bucal. O selante age como uma barreira, uma película protetora que, facilitando a limpeza dos restos alimentares e o controle da placa bacteriana, reduz o risco de essas superfícies cariarem-se. Essa película protetora de selante não deve ser muito espessa, pois poderá interferir na oclusão (na mordida). Ela deve apenas cobrir as superfícies rugosas dos dentes posteriores.

Por que aplicar selante nos dentes?

Os dentes posteriores, os quais usamos para triturar os alimentos, contêm fissuras e fóssulas: pequenas ranhuras e depressões onde os restos alimentares e a placa bacteriana ficam retidos e se acumulam e onde as cerdas das escovas não conseguem limpar. A cerda de uma escova de dente é muito larga para poder alcançar o fundo desses sulcos e fissuras. Formando uma película protetora, os selantes protegem o dente dos restos alimentares e da placa bacteriana, diminuindo, assim, o risco de cárie.

Como é feita a aplicação?

Leva cerca de poucos minutos para um dente ser selado. Primeiro, o dente que vai ser selado deve ser limpo, depois, sua superfície rugosa é preparada e o selante é aplicado, ficando aderido à superfície rugosa do dente.

A aplicação leva poucos minutos e seguirá os seguintes procedimentos:

• Primeiro, o dente deve ser limpo, depois, sua superfície rugosa é preparada e o selante é aplicado, ficando aderido à superfície rugosa do dente.

• Não dói nada aplicar selantes nos dentes. Quando o selante é aplicado, ele escorre e penetra nas fóssulas e fissuras do dente.

• Com a mastigação, irá ocorrer um desgaste natural dessa película protetora e por isso, para manter o efeito protetor, há necessidade de verificação periódica durante as visitas de retorno; assim, o dentista determinará se a reaplicação é necessária.

Quais os riscos de não fazer?

• Maior incidência de cárie nos dentes.