A remoção de um dente deve ser feita com muita cautela e prévia análise do cirurgião-dentista.

O que é?

Também conhecida como Exodontia, a extração dental é a remoção do elemento dentário (dente). Pode ser realizada através de cirurgia, como:

• Exo incluso, semi incluso ou impactado: É aquele dente que não consegue erupcionar (nascer), não atingindo sua posição na arcada dentária dentro do tempo esperado;

• Exo Raiz: Retirada de restos de raízes presas dentro do tecido ósseo ou presas à gengiva;

• Exo Simples: Extração de dentes que erupcionaram normalmente, mas que podem estar danificados (cariados, quebrados, etc). Também é o termo utilizado para a extração dos dentinhos de leite das crianças.

Por que é importante extrair um dente?

Um dente apenas deve ser extraído com orientação profissional. É importante realizar os procedimentos cirúrgicos acima citados para evitar alguns problemas sérios como, por exemplo, a formação de cistos, tumores e infecções. Em estágio acelerado esses problemas podem causar distúrbios sistêmicos muito graves.

Quais são os procedimentos efetuados para se extrair um dente?

Cada extração possui um procedimento específico. Todas são um desafio para o cirurgião-dentista, porque requerem não só a anestesia local profunda, a fim de prevenir dor durante a cirurgia, como também o controle da ansiedade do paciente.

Antes de extrair um dente, o dentista fará uma revisão do seu prontuário dentário e providenciará as radiografias necessárias.

As radiografias revelam o tamanho, formato e posição do dente e osso. Com base nessas informações, o dentista irá avaliar o grau de dificuldade da cirurgia, e decidirá a melhor forma de remoção deste dente.

Antes da extração, a área em volta do dente será anestesiada, utilizamos um anestésico local para amortecer a área da boca onde a extração ocorrerá, tornando a remoção do dente um procedimento de simples e indolor ao paciente.

Na extração simples, uma vez que a área é anestesiada, o dente é descolado do osso com um tipo de alavanca, e então extraído com um fórceps dentário. O dentista também poderá suavizar e remodelar o osso que sustenta o dente. Terminada esta etapa, ele poderá optar por fechar a área com alguns pontos cirúrgicos.

O que acontece se eu não extrair um dente?

A não extração de um dente pode levar sérios riscos à sua saúde bucal, como:

• Formação de cistos;

• Nascimento de dentes desalinhados, no caso da remoção tardia dos dentes de leite;

• Tumores;

• Infecções;